quarta-feira, 11 de março de 2009

Segunda postagem. Filme: Uma verdade inconveniente.

Como mobilizar instituição de ensino para a problemática da degradação do Planeta Terra.
O filme “Uma verdade inconveniente” é uma ferramenta fortíssima e de grande riqueza para educação, quando o assunto é preservação do meio ambiente, na medida em que traz à tona um tema tão discutido atualmente que é o aquecimento global e a destruição do planeta terra pelas mãos dos seres humanos. Esse filme traz a trajetória de Al Gore em sua luta para mostrar de forma clara ao mundo, as conseqüências que o meio ambiente vem sofrendo por conta da ação inconseqüente do homem.



“Uma verdade inconveniente”, mudou de uma vez por todas minha forma de enxergar o mundo e me fez refletir algumas ações que eu, enquanto psicopedagoga e nós professores, mediadores do conhecimento poderíamos realizar para mobilizar toda uma instituição escolar a partir do debate desta temática, já que comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
Assim, primeiramente seria lançado um projeto pedagógico com duração entre uma ou duas semanas, considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, onde a escola oferecerá meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente.
A partir daí, todos os educadores seriam convidados a assistirem ao filme “Uma verdade inconveniente” e em seguida o refletiriam pensando em possibilidades de trabalhar com a temática.

Como abertura do projeto, colocaríamos o filme para que todos os alunos e funcionários assistissem e ao final seriam abertos os trabalhos do projeto com discussão no grupão ou cada turma em sua sala de aula.
Como propostas de atividades para os alunos do Ensino Fundamental realizarem durante o projeto teríamos:
• Leitura de textos sobre o tema com debate em seguida;
• Trabalho de conscientização com a instituição sobre a coleta seletiva do lixo e atividades de reciclagem (confecção de objetos);
• Pesquisas e apresentações sobre o uso consciente da água;
• Passeio de observação pelo bairro em busca de atitudes ecologicamente erradas alertando os moradores;
• Confecção de cartazes com dicas de preservação;
• Dramatizações;
• Passeatas para chamar a atenção da comunidade.
Vale ressaltar que para a realização desse trabalho, os conteúdos ambientais devem permear todas as disciplinas do currículo, contextualizados com a realidade da comunidade, onde a escola ajudará o aluno a perceber a correlação dos fatos e a ter uma visão holística, ou seja, integral do mundo em que vive. Logo, a questão ambiental deve ser abordada de forma sistemática e transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas e das atividades escolares.
A realização dessas atividades serve como estímulo para descruzarmos os braços e buscarmos formas de poder conscientizar e mudar não somente o pensamento, mas as ações do indivíduo, pois nada vai adiantar se continuarmos parados.

É louvável a luta contra a destruição do meio ambiente. Concordo com ela e a apoio buscando sempre a melhor maneira de contribuir em prol do planeta, porque acredito que a mudança deve começar dentro das nossas casas e para isso adoto no meu cotidiano atitudes como:
* Uso consciente da água, economizando e reutilizando-a o máximo possível;
* Manter torneiras e chuveiro fechados quando não estiverem sendo utilizados;
* Economizar energia mantendo luzes e aparelhos desligados quando não utilizados;
* Adotar o uso de biodegradáveis;
* reciclar sempre que possível;
* Tentar conscientizar Às pessoas à minha volta;
* Preservar plantas e animais;
* usufruir o mínimo de plásticos;
Dentre outras muitas outras atitudes, podem sim ajudar a preservar o planeta e melhorar a nossa qualidade de vida. Com certeza irei utilizar o filme: “Uma verdade inconveniente” na minha escola e tenho certeza que alcançarei resultados ainda melhores na luta pela conservação do planeta terra, pois é fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.

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