domingo, 15 de março de 2009

Terceira postagem.

Proposta para a mobilização da instituição e dos professores para a utilização das ntic’s.



Já há algum tempo que vemos surgir no mundo, tecnologias cada vez mais avançadas, sendo criadas coisas que os nossos antepassados jamais imaginaram que o homem fosse capaz de criar. E para acompanhar a globalização que cresce de forma acelerada, precisamos estar sempre atualizados sobre tudo o que acontece no mundo.
Partindo do pressuposto que, a educação escolar se tornou fator de diferenciação social e basicamente necessidade de vida nos levando a entender que é lá onde começamos a nos comunicar, nos manter informados, e principalmente é nesse ambiente que nós nos construímos como seres humanos capazes de pensar, agir, comunicar na convivência social é que atualmente tem-se discutido muito a inserção das tecnologias no âmbito escolar o que vem trazendo mudanças positivas ao incorporar os novos recursos tecnológicos. Apesar de novas mídias como computador e televisão não serem novidades, eles vem contribuindo em muito na aprendizagem dos indivíduos e na criação de novas estratégias de ensino, porém aqui no Brasil essa integração educação / tecnologia ainda é nova.
Sendo esse um dos ingredientes para melhorar a qualidade na educação, é de fundamental importância que a tecnologia seja aliada à escola, apesar de que em nosso país há o grande problema do baixo poder aquisitivo por parte da grande maioria da população, fator que desfavorece o acesso a essas tecnologias, porém o governo já tem dado alguma ajuda nesse aspecto. Em contra partida, essa é uma realidade totalmente contrária nas escolas particulares, onde o educando tem fácil acesso à tecnologia. Logo, o fator socioeconômico e a acessibilidade, ou seja, a realidade do aluno, deve ser levada em consideração na hora de por em prática o uso das tecnologias na escola. Além disso, para lidar com essa inovação educacional, o professor necessita estar atualizando-se sempre, já que o mundo globalizado e as novas tecnologias mudam de maneira rápida e sofre transformações rapidamente.
A partir daí, como proposta de possibilidades para a mobilização dos professores na adesão às novas tecnologias, proponho inicialmente um momento de conscientização e contato através de mini cursos e palestras sobre o tema. Em seguida destaco o uso do blog, que tem se difundido como ferramenta pedagógica e pode ser usada tanto entre os professores, como entre professores e alunos. Sendo usado entre os professores, ele poderia ser útil para que se troquem idéias, informações, atividades, enfim que se estabeleça uma rede de comunicações visando o melhor desempenho no processo ensino-aprendizagem. Entre alunos e professores achei muito válida a idéia de postar os trabalhos no blog para que todos possam ter acesso aos mesmos e socializá-los entre si. Além disso, pesquisas, jogos educativos, vídeos, textos e sites encontrados na internet também são muito interessantes na construção do conhecimento, desde que com o devido acompanhamento e orientação dos professores que poderão utilizá-las em prol de uma aprendizagem ativa, participativa e interativa. Não podemos deixar de lembrar também da importância dos cursos de atualização para os professores.
Eu, enquanto professora, posso sim colocar essas idéias em ação, pois a partir da vivência que tive na disciplina “Educação e contemporaneidade”, apesar da dificuldade que sentir em lidar com algumas tecnologias, pude perceber quão elas são importantes no processo de edificação do saber, pois proporciona um fator indispensável para que isso aconteça que é a partilha, a troca de experiências, que leva o indivíduo ao crescimento pessoal e intelectual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário